a

 

Este site é hospedado pela HostBrazil

a aa

Acabamento

Setor da indústria gráfica no qual o impresso ganha forma através de processos como corte, dobra, grampeamento, encadernação, etc.

Aceitação

Capacidade da película de tinta impressa suportar adequadamente a sobreposição de outra camada de tinta, possibilitando a justaposição de camadas na impressão sucessiva de cores.

Acetato semitone

Filme com acabamento semiopaco destinado à laminação de impressos, bem resistente e com aspecto final que faz o impresso parecer mais nítido facilitando a legibilidade de textos e imagens pequenas.

Acetinado

Chama-se assim ao papel alisado em sua superfície, por meio de calandragem ou outro meio similar.

Acerto

Operação de preparação do equipamento para a reprodução impressa. Comporta várias fases: colocação das matrizes na máquina, alceamento das matrizes, preparação do caucho (blanqueta), alceamento do caucho, acerto da molhagem, alimentação do papel na entrada da máquina, ajuste do tinteiro e correções das possíveis falhas. Também chamado de acerto de máquina.

Alceamento

Colocação de folhas ou cadernos de um determinado impresso na ordem correta de sua montagem e seqüência nos produtos compostos por cadernos (livros, revistas, etc.) ou em blocos e talões.

Alimentação

Denominação ao sistema de entrada do papel em equipamentos de impressão.

Alimentação por bobinas

Terminologia empregue para designar o sistema de alimentação de máquinas que imprimem uma tira contínua do suporte de impressão (bobina). Designação mais frequente da alimentação de máquinas rotativas.

Alimentação por folhas

Terminologia empregue para designar o sistema de alimentação de máquinas que imprimem folha a folha do suporte de impressão. Designação mais frequente da alimentação de máquinas planas.

Alinhamento de texto

Forma segundo a qual um texto é disposto dentro da coluna de texto pré-determinada no projeto gráfico de um impresso.

Arrancamento

Defeito de impressão que pode ser causado pela baixa resistência superficial do papel, pelo excesso de aderência da tinta ou pela velocidade de impressão. Em todos os casos o resultado é o esfolamento de parte da superfície de impressão, o que inutiliza o impresso.

Arte

Setor da indústria gráfica no qual é concebido o impresso.

Arte-Final

Todo e qualquer material que contenha as imagens destinadas à reprodução de um determinado projeto gráfico. Podem ser arquivos de formatos variados, fotografias e ilustrações (convencionais ou digitais). Até a adoção de meios de produção digitais para as imagens destinadas às aplicações gráficas, era comum o uso de paste-up, técnica de montagem executada sobre pranchas de papel, nas quais eram colados textos fotocompostos e desenhos em preto e branco sobre diagramas traçados na cor azul para envio às gráficas. Atualmente o mais freqüente é o envio de material digital (arquivos no formato pdf/X-1a) no qual todos os elementos visuais já se encontram dispostos e possuam características adequadas à reprodução gráfica.

Artes gráficas

Conjunto das técnicas e conhecimentos relativos aos processos de produção de impressos.

Bacalhau

Emenda ou retoque feito em layout, arte-final ou fotolito com auxílio da colagem de uma parte sobreposta, tem o objetivo de corrigir por montagem defeitos no grafismo.

Bailarino

Rodo do conjunto de impressão que possui movimento lateral, cuja finalidade é homogeneizar o filme de tinta.

Bastão

Famílias de tipologias que possuem como características a ausência de serifas e hastes, traves e curvas com pouco ou nenhum contraste. Estas tipologias geralmente apresentam um alto grau de legibilidade (facilidade para apreensão do texto) e são indicadas para uso em situações onde a leitura seja difícil e deva ser feita rapidamente. Por não possuírem contrastes entre seus elementos se tornam cansativas em uma leitura prolongada, devido a tonalidade monótona que assumem os textos compostos por tipologias sem contrastes. São indicadas mais para textos curtos, não sendo seu uso em livros, revistas e outras peças impressas de todo desaconselhável. Nos meios digitais são as de uso mais indicado, pois seu desenho favorece a conformação por píxeis (unidades de formação da imagem digital), ao contrário de outras famílias que têm seu acabamento visual prejudicado neste tipo de meio.

Bitola

Largura da coluna de texto na qual a composição é distribuída.

Blanqueta

Peça composta por uma lona revestida com camada de borracha macia que é utilizada em equipamentos de impressão offset. O mesmo que caucho.

BMP

Abreviatura do vocábulo inglês bitmap (mapa de bits), que deriva da expressão Device Independent Bitmap. Formato de gráfico digital composto por um mapa de bits, imagem composta em píxels.

Bodoni

Ver Romana Moderna.

BOPP

Filmes de polipropileno bi-orientado que podem tanto ter alto brilho como ser fosqueados, aumentam substancialmente a resistência do impresso ao atrito e servem de barreira à umidade.

BOPP gofrado

Filme de polipropileno bi-orientado com acabamento superficial texturizado, os mais usuais no mercado gráfico apresentam acabamento do tipo casca de ovo ou linha média, possuem alta resistência ao rasgo e longa durabilidade.

BOPP holográfico

Filme de polipropileno bi-orientado com acabamento transparente e que apresenta efeitos holográficos.

BOPP silk

Filme de polipropileno bi-orientado com aspecto intermediário entre os filmes brilhantes e opacos dessa categoria, apresenta baixa resistência superficial sendo facilmente marcado por arranhões.

Branco opaco

Tinta composta por pigmentos com capacidade de cobertura que promovem a criação de uma área completamente opaca, na cor branca, sobre o suporte de impressão.

Brochura

Tipo de encadernação na qual os cadernos de um livro ou revista são simplesmente esfolados na lombada e colados sem costura, também se aplica o termo quando são costurados nas suas lombadas e colados a uma capa flexível.

Bromuro

Duplicação fotográfica de originais.

Cadeira

Ver conjunto de impressão.

Caderno

1 - Conjunto de páginas impressas em uma única folha que, após sofrer dobras, ficará na sequência correta para a leitura, 2 - Elemento componente de impressos de acabamento editorial, como livros e revistas.

Caixa alta

Designação dada às letras maiúsculas de uma determinada tipologia.

Caixa baixa

Designação dada às letras minúsculas de uma determinada tipologia.

Caixa de tipos

Caixa na qual os tipos móveis são divididos de acordo com a letra do alfabeto que representam. As distribuições dos tipos pelos espaços das caixas variaram muito ao longo dos anos e em função dos idiomas. Os tipos mais utilizados nas composições de palavras geralmente são colocados nos espaços mais próximos às mãos do compositor, já os tipos menos utilizados (como as maiúsculas) geralmente nos espaços mais extremos das caixas. Dessa forma, sempre foi muito comum que as minúsculas ocupassem a parte de baixo das caixas (chamada de caixa baixa) e as maiúsculas a parte de cima (chamada de caixa alta), daí o emprego corrente dessas designações.

Calandra

Conjunto de cilindros metálicos com superfícies endurecidas, localizados no final da máquina de fabricar papel e que, servem para conferir características especiais à superfície do papel, em geral aumentando sua lisura.

Caligráficas

Famílias de tipologias que possuem como características básicas de seu design a estrutura típica de letras manuscritas com penas caligráficas. Estas tipologias geralmente um grau de legibilidade bem baixo e sua utilização em trabalhos deve ser tomada de cuidados.

Capa

Parte do impresso de acabamento editorial (livro, revista, jornal, etc.) que se sobrepõe ao miolo, com a função primordial de fazer sua proteção. Pode ser produzida em diversos materiais, como papel, papelão, couro, plástico e outros. Normalmente é produzida com um papel de gramatura maior que o utilizado para a impressão do miolo. É considerada a primeira mídia de um livro.

Capa dura

Tipo de encadernação na qual os cadernos de um livro são costurados nas suas lombadas a uma gaze encabeçada e fixados, com auxílio das folhas de guarda, a uma capa dura (rígida).

Capa encaixada

Capa de dimensões maiores que as do miolo do livro; quando a capa apresenta o mesmo tamanho do miolo após o corte trilateral é denominada capa normal.

Capa flexível

Capas produzidas em papel que permite a sua flexão integral, em geral por não ser de gramatura muito elevada. Também chamada de capa mole.

Capa-miolo

Capa feita no mesmo papel que o miolo da publicação é impresso, mais utilizada em panfletos e livretos.

Capacidade de cobertura

Capacidade da tinta de cobrir um material produzindo uma superfície opaca e uniforme.

Cartão Duplex

Cartão fabricado com duas camadas, a primeira em papel composto de massa branqueada, bem colado e com revestimento gessado com boa capacidade de impressão; a segunda camada serve de suporte é feita massa de celulose mista (pasta não branqueada, pasta mecânica e aparas). A gramatura vai de 200 a 600 g/m² e o formato mais comercializado é o de 77 x 113 cm.

Castelo

Ver conjunto de impressão.

Caucho

Ver blanqueta.

Chumbo

No meio gráfico metal muito utilizado para a confecção de tipos de impressão tipográfico por sua ductilidade, em geral em liga com o estanho e o antimônio utilizados para se melhorar a durabilidade do tipo fundido.

Cícero

Múltiplo básico da unidade tipométrica do sistema Didot equivalente a 12 pontos, ou 4,512 mm.

Clichê

Matriz metálica ou de fotopolímero, relevográfica, em geral destinada à impressão de imagens.

Cobertura

Medida da capacidade de uma determinada cor em deixar ou não a luz atravessar o meio sobre o qual ela foi impressa; é diretamente associada à transparência e quanto maior a cobertura da película de tinta menos transparente ela será.

Colagem

Aplicação de cola. Arte de uma imagem única montada com através da colagem de diversos pedaços de papéis ou outras superfícies sobre uma base.

Colagem parcial

Processo de colagem de uma folha, ou de um pedaço menor, sobre a página impressa antes da encadernação ou do acabamento. Mais comum em edições antigas de livros de arte, nas quais as imagens, impressas em litografia ou offset, eram aplicadas sobre cadernos impressos tipograficamente, atualmente é uma operação mais comum em peças publicitárias veiculadas em revistas.

Colorímetro

Equipamento para realizar a medição das freqüências das cores em um impresso para permitir a calibragem correta do conjunto de tintas a ser utilizado.

Coluna de texto

Área determinada pelo projeto para aplicação do bloco de texto.

Componedor

Instrumento utilizado para a composição manual de tipos, no qual o tipógrafo monte, tipo a tipo, a linha composta com os tipos móveis para formar o texto. Pode ser ajustado a diferentes larguras de colunagem. É formado por uma peça metálica em forma de "L" como base, em geral com uma régua milimetrada gravada no lado que fica voltado para o compositor; sobre essa peça corre outra ajustável, que pode ser fixada, e que se destina a manter uma determinada largura para colocação da composição, o que assegura a obediência à bitola (largura) da coluna de texto.

Conjunto de impressão

Parte do equipamento de impressão responsável pela impressão das imagens em si, em geral composto de tinteiro, rolagem e cilindro porta-chapas. Também chamada de castelo ou cadeira.

Contra-grafismo

Área do trabalho gráfico na qual não há impressão e é possível ver a superfície do suporte.

Cor de impressão

Forma pela qual chamamos a cada uma das cores de tinta nas quais a imagem é impressa sobre o papel. A quantidade de cores de impressão em cada trabalho é muito variada, assim como a quantidade de cores em si. Normalmente com auxílio de cian, amarelo, magenta e preto conseguimos reproduzir um espectro cromático bem próximo ao que percebemos com nossos olhos.

Corpo de letra

Altura máxima ocupada pelo desenho de uma determinada família tipológica. Normalmente é expresso em pontos tipométricos.

Corte

Operação de acabamento efetuada com guilhotina ou facas especiais que conferem formato ao impresso.

Corte Duplo

Operação de corte efetuada quando o grafismo do impresso sangra, realizada em duas etapas faz-se primeiro o chamado corte de separação e, em seguida, o corte de finalização que deixa o impresso individual no seu formato final.

Corte Especial

Operação de corte realizada com auxílio de facas de corte & vinco em que o impresso apresenta corte com formato irregular, em curva ou mesmo com aberturas internas.

Corte Simples

Operação de corte reto efetuada com um único acionamento de guilhotina industrial.

Corte Trilateral

Operação de corte efetuada em impressos editoriais (livros, revistas, etc.) na qual são aplicados cortes na cabeça, no pé e no lado direito do conjunto de cadernos para que todas as folhas fiquem soltas, tenham as mesmas dimensões e fiquem alinhadas.

Costurado e colado

Tipo de encadernação na qual os cadernos de um livro ou revista são costurados nas suas lombadas e colados a uma capa flexível.

Cromalin

Sistema de provas a seco desenvolvido pela empresa DuPont para dar agilidade às provas para impressão convencional. Os resultados das provas de Cromalin são bons, porém muito brilhosos e, por isso, devem ser utilizados para impressos que terão o mesmo brilho no final de sua produção, seja pelo brilho do acabamento superficial do papel seja pela aplicação de plastificação. Quando utilizadas para impressos cujo resultado final não terá um aspecto brilhoso pode decepcionar o cliente, exatamente pala falta do brilho que as provas apresentam.

Cruz de acerto

Marcação que permite a correta sobreposição das imagens impressas em um trabalho realizado com mais de uma cor de impressão. Em geral é formada por dois traços ortogonais e um círculo, cujo centro está sobreposto ao encontro das linhas.

CTP

Abreviatura do termo inglês Computer to Print ou de Computer to Plate. No primeiro caso o emprego do termo é relativo ao procedimento de impressão direto por comando de computador, ou seja, é aplicável quando estamos nos referindo a uma impressão executada em impressoras digitais. No segundo caso o termo se refere à gravação de matrizes de impressão por comando de computadores, sem uso de fotolitos.

Cursivas

Famílias de tipologias que possuem como características básicas de seu design a aparência de letras manuscritas com ferramentas tradicionais de escrita, procuram imitar as características das letras escritas livremente. Estas tipologias geralmente apresentam uma legibilidade complicada e sua utilização em trabalhos deve ser tomada de cuidados.

Densidade ótica

Medida da capacidade de uma determinada cor absorver a luz branca após a impressão, quanto maior for a densidade ótica de uma cor mais escura ela será.

Densitômetro

Aparelho destinado a medir a densidade da camada de tinta e a qualidade do trabalho impresso.

Desfibramento

Operação de moagem da madeira para a separação das fibras de celulose que serão aproveitadas na fabricação do papel.

Dobra

Operação de acabamento destinada a dobrar a folha ou o material impresso sobre si mesmo.

Dobras cruzada ou em cruz

Dobras que apresentem 90º de ângulo uma em relação a outra.

Dobras janela

Conjunto de duas dobras paralelas efetuadas no impresso de forma que as faces das pontas do impresso fechem e abram como as bandeiras de uma janela.

Dobras paralelas

Dobras que guardam paralelismo entre si.

Dobras sanfona

Série de dobras paralelas efetuadas no impresso que faz com que cada face gerada se abra na direção oposta à da dobra anterior - como em uma sanfona.

Dobradeira

Equipamento destinado a realização de dobras em impressos.

DPI

Abreviatura do termo inglês dots per inch (pontos por polegada), é referente à quantidade de pontos por polegada linear em uma imagem digitalmente impressa e define sua qualidade, quanto maior mais delicado será o trabalho de impressão.

DRUPA

Mais importante evento da indústria gráfica mundial, ocorre na cidade de Düsseldorf (Alemanha) a cada quatro anos. Seu nome é originário da contração dos vocábulos da língua alemã druck (impressão) e papier (papel).

Dye-Sublimation ou impressão por sublimação

É um tipo de tecnologia de impressão digital. Sua grande vantagem é a forma pela qual as cores são aplicadas. Seus componentes de colorização são sólidos e para que a impressão ocorra esse material é passado do estado sólido ao gasoso, sem que se liquefaçam. A "nuvem" de tinta é então aplicada sobre o papel de forma controlada pelo arquivo de impressão. O resultado é que na recomposição do material colorido a mescla das tintas forma uma imagem com variação tonal, tal como uma fotografia.

Edição

1. Ato de fazer editar ou publicar. 2. Conjunto de exemplares que compõem a tiragem de uma determinada obra. 3. Seleção do conteúdo de um trabalho que será publicado.

Editora

Empresa que tem por finalidade a publicação de livros, revistas e outros impressos similares. Também aplicável às empresas que publicam conteúdos eletrônicos similares aos impressos.

Editoração

Ato de organizar visual e/ou textualmente o conteúdo que será publicado em uma obra.

Editorial

Artigo, geralmente publicado sem autoria, que reflete o pensamento dominante na direção da empresa responsável pela publicação.

Egípcias

Famílias de tipologias que possuem como características serifas com desenho retangular e as hastes, traves e curvas com suave
ou nenhum contraste. Estas tipologias têm sua legibilidade prejudicada quando utilizadas em tamanho reduzido ou com o espaço entre letras muito fechado, o que ocasiona a junção de suas serifas, e a conseqüente formação de uma “linha” que atrapalha a leitura.


Emendar

Ato de corrigir um conteúdo, realizado segundo as marcações feitas na revisão do trabalho.

Encadernação

1 - Termo que se refere ao agrupamento de folhas impressas na forma de cadernos que serão convertidos em livros, libretos, revistas e outros impressos desse tipo. 2 - Aplicação de capa a um conjunto de páginas, normalmente chamado de miolo.

Entrada ou entrada em máquina

Expressão que designa a passagem do papel pelo conjunto de impressão de um equipamento gráfico. Seu uso pode ser feito com relação também a cada cor de impressão, mesmo que o procedimento seja realizado em máquinas com muitos conjuntos de impressão e o papel somente passe efetivamente uma vez pelo equipamento.

Entrelinha

Distância entre a cabeça de uma linha de texto e a cabeça da linha subseqüente.

Errata

Lista dos erros existentes em uma obra e somente percebidos após a impressão.

Euzevir

Ver Romana Antiga. Também grafado Elzevir, Eusevir e Elsevir.

Ex-Libris

Termo latino que pode ser traduzido como "dos livros", é uma etiqueta ou selo que designa a propriedade do livro no qual é aposta, pode ser gravado ou impresso e são apresentados em tamanhos diversificados.

Fac-símile

Reprodução exata da imagem de um documento manuscrito, datilografado ou impresso.

Família tipológica

Conjunto composto por todas as letras do alfabeto (maiúsculas e minúsculas), algarismos, sinais de ortografia e de pontuação, além dos caracteres especiais em alguns casos, com seus elementos visuais (hastes, traves, arcos e serifas) desenho um conjunto homogêneo de parâmetros gráficos.

Fibra de celulose

Matéria extraída de diferentes vegetais com a qual se forma a base da composição da massa de formação dos papéis. Atualmente são utilizadas principalmente fibras originárias de Eucaliptos e de Pinus para fabricação de papel.

Filme de tinta

Película uniforme formada pela tinta quando depositada sobre o suporte de impressão.

Flexografia

Processo de impressão baseado em matrizes relevográficas flexíveis. Utiliza tintas líquidas, principalmente a base de água e álcool. Processo de custo de produção relativamente baixo, com equipamentos de diferentes portes, o que propicia tiragens bem variadas. A qualidade da imagem impressa varia muito em função do tipo de material utilizado para a confecção das matrizes e do tipo de entintamento delas. Durante a impressão há contato direto entre matriz e suporte de impressão e cujas principais características visuais são: forte "squash" nas bordas das imagens impressas, manchas nas áreas de chapado e uso de retículas de baixa lineatura para formação das imagens.





Fotocomposição

Processo de obtenção de textos para originais baseado na produção fotográfica das suas letras. Inventado em meados do século XX possui equipamentos que funcionam a partir de matrizes fotográficas (negativos) que projetam as tipologias sobre papel fotográfico, gerando textos de boa qualidade para a reprodução gráfica.

Fotolito

Setor da indústria gráfica no qual as imagens são preparadas.

Fotografia

1. Imagem originária do registro da reflexão da luz sobre determinado objeto, paisagem ou figura.

Ganho de ponto

Característica das máquinas impressoras offset que varia em cada equipamento. Como a expressão indica é determinado pela variação do tamanho efetivo do ponto impresso, podendo haver aumento ou perda de área impressa em realção à área da matriz.

GIF

Abreviatura da expressão Graphics Interchange Format. Formato de gráfico digital composto por um mapa de bits criado para facilitar o trânsito de dados na internet é indicado para imagens produzidas para uso em meio eletrônico.



Gráfico

1. Trabalhador da indústria gráfica. 2. Desenho que representa, através de linhas, barras ou outros elementos geométricos, a divisão de dados econômicos, físicos, sociais ou de outras origens em um determinado conjunto.

Grafismo

Área do trabalho gráfico na qual há impressão e a superfície do suporte é coberta pela tinta.

Gramatura

Característica do papel que é a expressão do peso em gramas de uma folha de um metro quadrado de área.

Gravação

Setor da indústria gráfica no qual as imagens são fixadas em matrizes para reprodução.




Grifo

Ver itálico.

Guardas

Folhas de papel que são colocadas no começo e no final dos miolos dos livros e que auxiliam na encadernação dos volumes, por serem coladas as capas e aos miolos, fixando-os. Geralmente empregam papéis mais encorpados que os utilizados para a impressão dos miolos.

Halo

Mancha na imagem provocada pela reflexão da luz, em geral com formato em arco.

Ilustração

Desenho que representa determinado conceito, paisagem ou narrativa através das diferentes técnicas analógicas e/ou digitais.

Imposição

Distribuição das páginas pelo espelho de montagem de forma a que essas fiquem posicionadas corretamente quando da dobra e do fechamento dos cadernos de um impresso editorial.

Impressão

1. Arte de reproduzir uma determinada imagem registrada em uma matriz sobre um suporte (papel, pano, couro, plástico, vidro, cerâmica, etc.) com a utilização de prensa, prelo ou qualquer outro mecanismo. 2. Setor da indústria gráfica no qual a reprodução das imagens dos impressos é efetuada.

Impressor

Profissional que opera equipamentos de impressão, tanto máquinas de produção seriada como prelos de provas.

Impressora de folha inteira

Equipamento de impressão capaz de imprimir uma folha com dimensões máximas dos padrões nacionais ou internacionais de formatos de papéis industriais para impressão.

Impressora plana

Equipamento de impressão com alimentação do suporte de impressão em folhas. O mesmo que máquina plana.

Impressora rotativa

Equipamento de impressão com alimentação do suporte de impressão em folhas. O mesmo que máquina plana. O mesmo que rotativa.

Infográfico

Trabalho que, através do uso de imagens e textos, representa de forma sintética um evento.

Íris

Técnica de impressão na qual o tinteiro da impressora é dividido por peças próprias que são formadas por lâminas finas que permitem a colocação de duas ou mais tintas com cores diferentes. As faixas geradas são mescladas gradualmente pelo movimento lateral do rolo bailarino do sistema de entintagem, que promovem a formação de passagens tonais suaves entre as cores. A película de tinta é aposta em uma única chapa que forma a imagem com faixas de cores diferentes.

Itálico

Tipologia que possui inclinação em suas hastes, pois seu desenho não faz um ângulo reto com a linha de base das letras. O mesmo que grifo.

Janela

Abertura feita na composição para inserção de dados em outra cor no processo de impressão.

JDF

Abreviatura do termo inglês Job Definition Format (Formato de Definição de Trabalho), designa uma ferramenta de padronização das trocas de informações entre equipamentos e programas de diferentes fornecedores utilizados no meio gráfico.

JPEG ou JPG

Abreviatura da expressão Joint Photographic Experts Group. Formato de gráfico digital composto por um mapa de bits criado para registro fotográfico e que se adapta com boa qualidade ao meio gráfico. Muito utilizado para o registro de fotografias digitais é igualmente empregue na preparação de arquivos para impressão.

Kerning

Termo inglês que designa controle do ajuste dos espaços entre as letras de um texto. Normalmente há um ajuste regulado pelas especificações que constam no arquivo da fonte, mas a regulagem pode ser alterada manualmente nos atuais programas de editoração de textos.

Knockout

Termo inglês que designa a reserva de determinadas áreas dos grafismos nas quais há a subtração das áreas de impressão para que somente uma delas seja impressa. Essa subtração é realizada em função do fato de que a sobreimpressão de cores em uma determinada área pode gerar diversos problemas.

Lauda

Folha de um original datilografado (ou digitado) que possui texto em um dos lados somente e segue toda uma série de medidas e recomendações que facilitam a contagem dos caracteres.

Lapidária

Ver Bastão.

Layout (leiaute)

Simulação do impresso feita através de técnicas de desenho tradicionais ou de computação gráfica e que se destina a possibilitar a aprovação da ideia pelo cliente.

Linotipo

Equipamento de produção mecânica de textos em liga de chumbo para impressão. Composta por um, dois ou quatro magazines (caixas com matrizes para fundição das linhas) é acionada por um teclado, gerando filas de matrizes de tipos que são dispostas ordenadamente lado a lado, sobre os conjuntos de matrizes o equipamento injeta chumbo derretido e forma linhas de texto. Pode obter linhas de diferentes larguras, pré-determinadas pelo operador. Muito utilizada para a produção de jornais, revistas e livros sem necessidade do uso de caracteres especiais.

Lombada

Área formada pelas dobras dos cadernos que formam o miolo de uma publicação; em geral comporta dados de identificação como título e autor; podem ser classificadas em quadrada (quando sua superfície é reta) ou em canoa (quando a superfície é abaulada).

LPI

Abreviatura do termo inglês lines per inch (linhas por polegada), é referente à quantidade de pontos por polegada linear que existirão em uma imagem quando aplicada a retícula e define a qualidade desta, quanto mais elevado seu valor mais reduzido é o tamanho dos pontos que decomporão a imagem.

Ludlow

Equipamento de produção semi-mecânica de textos em liga de chumbo para impressão, em especial de tipos de corpos maiores. As matrizes para fundição são ordenadas manualmente em um componedor que é encaixado no equipamento de fundição para a produção de uma peça de texto. Utilizada para títulos e outros textos de grande tamanho.

Mancha gráfica

Área máxima onde poderá ocorrer a impressão no papel, deve ser indicada na diagramação.

Máquina plana

Equipamento impressor que trabalha com a alimentação por folhas do suporte de impressão.

Máquina rotativa

Equipamento impressor que trabalha com a alimentação por tira contínua do suporte de impressão (bobinas).

Marca de corte

Linha com traço contínuo que indica a posição exata onde deve ser aplicado o fio da peça de corte.

Marca de dobra

Linha tracejada que indica a posição exata onde o impresso deve ter aplicada uma dobra.

Marca de serrilha

Linha pontilhada que indica a posição exata onde o impresso deve ter aplicada uma serrilha.

Matiz

Gradação da cor que é obtida misturando à tinta pigmento preto ou de uma cor complementar, a variação vai do tom mais intenso da cor ao negro.

Matriz

Superfície a partir da qual a reprodução da imagem impressa é realizada. As matrizes gráficas podem ser de diferentes tipos e variam de acordo com o processo de impressão.

Matriz Digital

Matrizes gráficas responsáveis pela impressão em equipamentos ditos digitais, em geral arquivos temporários ou, quando permanentes, arquivos fechados com configurações específicas destinadas ao uso de um determinado equipamento de impressão.

Matriz Encavográfica

Matrizes gráficas nas quais os grafismos estão gravados abrindo cavidades um plano abaixo da superfície da matriz. Em geral são utilizadas pequenas áreas de gravação, denominadas alvéolos, para se evitar que no procedimento de limpeza da matriz para impressão a tinta seja removida das cavidades. Comumente usadas para rotogravura e tampografia, impressos produzidos em processos com matrizes encavográficas, via de regra, apresentam serrilhamento das bordas das imagens como característica de impressão.

Matriz Permeográfica

Matrizes gráficas nas quais as áreas dos grafismos são permeáveis. Em geral produzidas com telas têxteis, também podem ser feitas dobre telas metálicas. Típicas da serigrafia, os impressos produzidos com matrizes permeográficas, via de regra, apresentam camada de tinta sensível ao tato nas áreas de imagens como característica de impressão.

Matriz Planográfica

Matrizes gráficas nas quais grafismos e contra-grafismos estão no mesmo plano, as diferenças entre as áreas são determinadas por suas características físico-químicas contrastantes. Principalmente utilizadas para impressão offset, apresentam como característica de impressão imagens com bordas bem definidas e áreas de cores chapadas bem homogêneas.

Matriz Relevográfica

Matrizes gráficas nas quais os grafismos estão um plano acima da superfície da matriz. Similares a superfície de borracha das mantas de carimbos essas matrizes determinam, como característica das imagens dos processos que as utilizam, a formação do "squash" nas bordas das áreas impressas, efeito que surge em função da acumulação de tinta nas bordas dos relevos. Matrizes utilizadas em processos de impressão como a tipografia e a flexografia.

Metametria

Fenômeno no qual um par de superfícies impressas em uma determinada cor parece igual sob uma determinada condição de iluminação e diferente sob outra.

Metalografia

Designação dada aos processos de impressão sobre superfície metálica, como folhas-de-flandres ou outras.

Moiré

Padrões visuais indesejáveis que ocorrem em imagens impressas em policromia quando as retículas das diferentes cores de impressão são produzidas com as angulações incorretas ou pela falta de registro entre as cores de impressão. Também pode ocorrer quando imagens reticuladas são aproveitadas como originais e sofrem novo processo de reticulagem. Determinados tipos de papéis, cargas inadequadas de tintas ou ainda sequência de impressão das cores também podem causar esse tipo de problema. Galicismo, pronuncia-se "muarê".

Monotipo

Processo de produção mecânica de textos em liga de chumbo para impressão composto por dois equipamentos. Em uma primeira etapa o texto é digitado gerando uma fita perfurada, na qual a sequência das letras no texto desejado é determinada, a seguir a fita é inserida na fundidora que produz, um a um, cada tipo móvel necessário para a impressão. Muito utilizado para compor livros que necessitavam do uso frequente de caracteres especiais.

Nylon

Material de largo emprego na indústria gráfica. Filmes de nylon são utilizados para a laminação de impressos que serão submetidos a condições de manuseio extremas e estarão sujeitos a ação de calor, de agentes químicos, tração, rasgo e arranhadura frequentes, pois por suas características aumenta a durabilidade de impressos e sua resistência a condições de muita umidade.

Offset

Processo de impressão originário da litografia, baseado na repulsão entre água e gordura e que possui matrizes planográficas flexíveis. Utiliza tintas pastosas e oleosas. Processo de custo de produção relativamente baixo, com equipamentos de diferentes portes, o que propicia tiragens bem variadas. Em geral a qualidade da imagem impressa é muito boa, uma vez que toda transferência de imagens para as matrizes é feita por procedimentos fotográficos. Durante a impressão não há contato direto entre matriz e suporte de impressão, uma manta emborrachada (blanqueta) capta as imagens das áreas entintadas e as transfere para o papel. Suas principais características visuais são: bordas bem definidas das imagens impressas e áreas de chapado uniformes e bem preenchidas.

Overprint

Termo inglês que designa a previsão do espaço a ter impressão sobreposta em duas ou mais cores para evitar problemas. O ideal é que a área sobreposta da impressão seja a menor possível, pois a sobreposição de camadas de tintas pode gerar muitos problemas (de repinte, por exemplo), mas como não há registro perfeito entre as cores de um impresso em alguns casos é preciso sobrepor alguns pontos propositalmente para evitar o aparecimento de unhas (filetes brancos) ou filetes coloridos.

Paica

Múltiplo principal da unidade tipométrica básica do sistema tipométrico inglês, equivalente a 12 pontos ingleses, ou 4,212 mm. Aportuguesamento do termo inglês pica.

PDF

Abreviatura da expressão Portable Document Format. Formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do aplicativo. Muito utilizado para trânsito de informações na internet é utilizado atualmente como padrão para fechamento de arquivos destinados aos trabalhos gráficos, em especial o formato PDF/X-1a.

PET brilho

Filme de poliéster com elevada resistência ao calor e a agentes químicos, indicado para impressos que necessitam de proteção.

PET metalizado

Filme de poliéster com acabamento visual metalizado nos padrões ouro e prata, em ambos os casos tanto do tipo brilhoso quanto do tipo fosco, também são encontrados PETs metalizados com efeito arco-íris, alumínio escovado e olho-de-peixe. Suportam bem sobreimpressões com tintas UV ou com secagem por oxidação.

PNG

Abreviatura da expressão Portable Network Graphics. Formato de gráfico digital composto por um mapa de bits criado para substituir os arquivos do formato GIF no trânsito de dados na internet.

Píxel

Unidade básica de formação da imagem em bitmap. Área quadrangular totalmente preenchida por uma única frequência de cor.

Policromia

Termo que designa a impressão em Escala Europa (CMYK), também chamada de quadricromia ou impressão a quatro cores.

Ponto Didot ou francês

Unidade básica do sistema tipométrico Didot, equivalente a 0,376 mm.

Ponto inglês

Unidade básica do sistema tipométrico inglês, equivalente a 0,351 mm.

PPI

Abreviatura do termo inglês pixels per inch (píxeis por polegada), é referente à quantidade de píxeis por polegada linear em uma imagem digital, refere-se a resolução das imagens digitais e não deve ser utilizada para designar qualquer outra coisa.

Prelo

Equipamento para confecção de provas que reproduz as condições de impressão dos equipamentos industriais, apesar de não possuir todos os seus elementos mecânicos, mas simulando perfeitamente seus resultados.

Printabilidade

Neologismo originário do idioma inglês que designa a capacidade do papel de receber a imagem impressa.

Prova de prelo

Prova realizada em equipamento de prelo que possibilita a correta pré-visualização do resultado final da imagem e serve como orientação para o trabalho de impressão.

Rama

Caixilho ou moldura de ferro na qual são aprisionados os clichês e tipos para impressão tipográfica.

Refile

Operação de acabamento que consiste no corte de pequenos filetes nas laterais da folha de impressão ou de um trabalho impresso. É realizado com o objetivo de remover pequenos defeitos causados nas folhas de impressão pelo transporte ou manuseio descuidados, ou para remover a parte extra das imagens sangradas no impresso unitário.

Registro

Acerto feito entre as diferentes cores de impressão para que seus grafismos se sobreponham de maneira a formar a imagem a ser reproduzida. Quando a posição de uma ou mais delas se encontra equivocada a imagem aparenta estar incompleta e duplicada e se chama esse tipo de defeito de "erro de registro" ou se diz que a imagem está "fora de registro".

Repinte

Defeito que ocorre quando parte da imagem impressa em uma folha passa para a folha seguinte da pilha de saída da máquina de impressão causando uma dupla imagem impressa. O que ocasiona esse tipo de situação é a passagem de parte da película de tinta para outra folha de impressão, isso costuma ocorrer quando há problemas com a secagem da tinta, ou quando há papel em demasia acumulado na saída do equipamento de impressão e seu peso provoca esse defeito nas folhas da parte de baixo da pilha. Também é chamado de decalque.

Resistência da cor

Medida da capacidade da película de uma determinada cor impressa de resistir às intempéries, é diretamente relacionada com o tipo de pigmento utilizado na fabricação da tinta.

Resma

Denominação do tipo mais frequente de embalagem do papel, forma pacotes com um total de 500 folhas.

Retardadores

Substânicas que desaceleram o tempo de secagem das tintas gráficas, em geral solventes.

Rolagem

Conjunto de rolos que promovem o transporte da tinta dentro de um equipamento de impressão, sua função também é realizar a homogeneização do filme de tinta o que possibilita a realização de uma impressão com melhor qualidade.

Romana Antiga

Famílias de tipologias que possuem como características as serifas com desenho triangular e as hastes, traves e curvas com um suave contraste. Estas tipologias são de boa legibilidade e por seu design harmonioso são indicadas para longos blocos de textos impressos. São tipologias consideradas clássicas por terem sido originadas do desenho das letras dos monumentos romanos (como a Coluna de Trajano, por exemplo). Funcionam muito bem em jornais, livros e revistas (observar que a maioria deles são impressos com tipologias desse grupo) e em trabalhos com volume de texto semelhantes.

Romana Moderna

Famílias de tipologias que possuem como características as serifas lineares e um grande contraste entre as hastes traves e curvas.
Estas tipologias são delicadas e geralmente apresentam problemas de legibilidade nos textos compostos por caracteres de pequenos tamanhos, somente possuindo boa ou razoável legibilidade até um tamanho médio. São de forte presença em um impresso, muito utilizadas para títulos ou chamadas de maior tamanho, seu uso é indicado em situações nas quais se queira obter impacto visual com o texto.

Rotativa

Ver impressora rotativa.

Rotogravura

Processo de impressão baseado em matrizes encavográficas. Utiliza tintas líquidas e altamente voláteis. Processo de custo de produção elevado que só se justifica em impressos com tiragens muito grandes. Durante a impressão há contato direto entre matriz e suporte de impressão e suas principais características visuais são: serrilhado nas bordas das imagens impressas, recomposição parcial dos meios tons nas partes mais densas de fotografias e ilustrações, além de manchas nas áreas de chapado.

Runarounds

Alinhamento do tipo que contorna um elemento gráfico.

Sangrar

Termo que significa passar uma imagem da área de corte do impresso. O sangramento consiste na colocação, quando da preparação da arte-final, de uma área extra de alguns milímetros além da linha de corte final do impresso, deve ser feito para evitar o surgimento de filetes com parte da imagem do impresso seguinte ou de unhas.

Saturação

Gradação da cor dada pela intensidade da coloração da camada de tinta, varia desde o branco até a maior intensidade do tom da cor.

Secantes

Substânicas que aceleram o tempo de secagem das tintas gráficas, podendo ser adicionadas substâcias que formam películas (óleos, resinas, etc.) ou aditivos metálicos.

Serigrafia

Processo de impressão baseado em matrizes permeográficas, geralmente formadas por bastidores sobre os quais é tencionada um tecido (seda originalmente, mas atualmente usa-se principalmente nylon e tecidos metálicos). Utiliza tintas com diferentes consistências e que vão variar de acordo com o suporte de impressão. Processo de custo de produção baixo e com grande versatilidade, o que propicia boas condições para diferentes volumes de tiragem. Durante a impressão há contato direto entre matriz e suporte e suas principais características visuais são: forte serrilhado nas bordas das imagens impressas, além de espessura da tinta após a secagem sensível pelo tato. O mesmo que Silkscreen.

Serrilha

Conjunto de pequenos cortes sequenciais que possibilitam destacar uma parte de um impresso com maior facilidade e exatidão. Quando composta por uma série de perfurações consecutivas é chamada de microsserrilha.

Silkscreen

Ver serigrafia.

Sinais de revisão

Símbolos padronizados empregados por revisores, editores, designers, produtores editoriais e outros profissionais do mercado gráfico para indicar alterações e correções nas composições de textos.

Sobrecapa

Cobertura feita de papel, ou outro material flexível, que é sobreposta à capa de uma publicação. Usada comumente em livros de capa dura.

Solidez de cor

Medida da capacidade da película de uma determinada cor impressa de se manter quando exposta sob uma fonte de luz por um determinado tempo, é determinada pela relação entre a concentração de pigmento na tinta e a camada aplicada sobre o suporte de impressão (chapada ou reticulada).

Sublimação

Ver die-sublimation.

Tabela

Quadro sistemático de consulta de dados, em geral composto por linhas e colunas.

Tack

Termo que designa o grau de aderência da tinta gráfica ao papel de impressão.

Tainha

Barra de metal composto por liga de chumbo, estanho e antimônio, de formato oblongo, que é utilizada para alimentar as caldeiras de material para fundição dos tipos em linotipos.

Taloagem

Técnica de acabamento gráfico responsável pela formação de talões.

Tarja densitométrica

Conjunto de pequenas áreas de impressão, reproduzidas fora da área de imagem e que se prestam ao controle dos parâmetros de impressão e aferição da qualidade do impresso.

Tempo de secagem

Medida do tempo que uma película de determinada tinta leva para secar integralmente, está diretamente relacionada com os componentes da tinta e as condições do ambiente de impressão.

TIF

Abreviatura da expressão Tagged Image File Format. Formato de gráfico digital composto por um mapa de bits criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, que agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores, indicado pela qualidade como padrão para o registro de imagens digitais em alta definição para a impressão.

Tinta de impressão

Substância fluida, viscosa ou mesmo sólida, que é utilizada nos processos de impressão para fazer com que os grafismos de um impresso sejam perceptíveis, são compostas basicamente por pigmentos, veículos e aditivos.

Tipo

Termo utilizado para designar as letras, pode ser empregue tanto para designar o tipo metálico clássico da impressão tipográfica, quanto cada letra de um determinado design tipográfico.

Tipo Móvel

Invenção de Guttenberg que permitiu o surgimento da imprensa, é uma peça com uma letra em relevo, fundida em uma liga metálica composta por chumbo, estanho e antimônio.

]

Tipografia

1. Processo de impressão originário da xilogravura e inventado por Guttenberg em aproximadamente 1450, possui matrizes relevográficas rígidas. Utiliza tintas pastosas e oleosas. Processo de custo de produção relativamente baixo que, atualmente, trabalha com tiragens baixas. Em geral a qualidade da imagem impressa não é muito boa, uma vez que as matrizes geralmente são metálicas. Durante a impressão há contato direto entre matriz e suporte de impressão, e suas principais características visuais são: suave "squash" nas bordas das imagens impressas e presença de uma textura suave nas áreas com impressão, provocada pela pressão dos tipos metálicos sobre o suporte de impressão.
2. Termo utilizado para designar as famílias tipológicas.

Tipometria

Campo do conhecimento relativo ao estudo das medidas das tipologias.

Tomador

Rolo do conjunto de impressão localizado imediatamente após o tinteiro da máquina, é o primeiro a realizar o carregamento da tinta para a impressão.

Traking

Termo inglês que designa controle do ajuste da largura de uma coluna de texto. Pode ser pré-estabelecido no projeto gráfico do impresso e ser eventualmente alterado caso alguma paginação necessite de ajustes.

Transparência

1 - Problema que surge quando o grafismo impresso de um lado da folha fica aparente através do outro; 2 - Original fotográfico produzido sobre filme (ou película) transparente.

Trap

Termo inglês que designa o encaixe das áreas de impressão adjacentes de cores diferentes. Essas áreas podem ficar finalizadas de forma tão justa que, na impressão, fica impossível para um equipamento de impressão realizar um registro tão perfeito entre elas, o que ocasiona o aparecimento de um filete branco entre elas, chamado de "unha". (Ver também overprint).

Unha

Pequeno filete branco que pode surgir nas margens de um impresso quando seu corte não é efetuado na medida exata.

Vacum form

Procedimento de fabricação de peças gráficas com relevos. Apresenta a seguinte sequência de operações: impressão sobre placa espessa de material plástico rígido; aquecimento da placa impressa até seu amolecimento; colocação da placa aquecida sobre matriz esculpida e perfurada; alicação de vácuo, sob a matriz, para conformação dos relevos na placa impressa; resfriamento e endurecimento da placa impressa.

Vazado

Elemento gráfico aplicado sobre fundo colorido que deixa aparecer o fundo da cor do papel.

Verniz

Espécie de tinta, muito utilizada para alterar o acabamento visual ou superficial do impresso. Pode ter brilho, ser fosco ou provocar a formação de texturas que alteram a superfície impressa em seus aspectos tácteis.

Versal

Designação das letras maiúsculas ou capitulares.

Versalete

Designação dada as letras nas quais o desenho das maiúsculas é repetido nas minúsculas variando apenas o tamanho dos tipos.

Vincagem

Operação de acabamento destinada a, com o auxílio de lâminas sem fio ou roletes, produzir vincos sobre o papel que facilitem a operação de dobra.

Viscosidade

Qualidade das tintas gráficas que é medida pelo grau de escoamento que as tintas possuem, também denominada propriedade de fluxo.

Workflow

Termo inglês empregue para designar o conjunto de ferramentas que auxilia no controle e na automação do fluxo de trabalho em uma gráfica. Com isso a troca de informações é facilitada, inclusive entre cliente e fornecedores. Esses sistemas disponibilizam as informações de controle para quem acompanha a execução do trabalho e facilita na tabulação de dados para aperfeiçoamento das seqüências de atividades.

Xilogravura

Também chamada de gravura em madeira é a técnica de impressão artesanal que possui matrizes de madeira, nas quais os espaços em branco das imagens são removidos da superfície da matriz com o auxílio de algum instrumento cortante, como goivas, formões ou estiletes. A placa final é entintada manualmente, com emprego de um rolo ou mesmo de uma boneca de algodão, e as cópias são obtidas pela fricção de uma peça plana de madeira que pressiona o papel contra a matriz de madeira.

a a

aa

Fundamentos
de produção
gráfica para
quem não é
produtor
gráfico.

Um livro escrito
para estudantes
de comunicação
social e design.

 

 

Escola de Comunicação
| UFRJ |

aaa

| PPGAV |
Escola de Belas Artes
| UFRJ |

a

a

Esse site é uma publicação eletrônica com conteúdo de propriedade intelectual de Amaury Fernandes,a
a reprodução de qualquer parte desse material somente pode ser feita sem fins lucrativos e com a citação da fonte.a

a