a

 

Este site é hospedado pela HostBrazil

a aa

Livraria

Alguns negócios transcendem a questão econômica e se transformam em lugares especiais.
A Livraria Leonardo da Vinci, há anos instalada no subsolo no edifício Marquês do Herval, é um desses locais onde mais que buscar um serviço, se procura por uma daquelas lojas mas quais se encontra amigos, se trocam ideias e se conversa com gente inteligente.

E-books

Os meios eletrônicos de informação a cada dia ganham mais espaço na vida de todos. Os livros eletrônicos, os e-books, não são exatamente a mesma coisa que os tradicionais livros impressos, e é preciso entender isso. O site Revoluçãoebook é uma boa fonte de informações sobre o assunto.

Design Thinking

Muito tem se falado sobre Design Thinking, no link dessa quinzena é possível baixar um interessante trabalho no formato pdf para entender o que é isso.

Cúspide Libros

Encerrando a série de links sobre livrarias argentinas o desse mês está direcionado para uma das maiores redes de livrarias do país vizinho: Cúspide Libros. Com perfil diferente das outras indicações complementa as dicas de visitas virtuais pelo mercado editorial portenho. Uma vez em Buenos Aires também é visita obrigatória a loja da tradicional Calle Florida.

El Ateneo

A mais linda livraria de Buenos Aires ocupa um antigo teatro, com direito a um café no local do antigo palco e muitas prateleiras a serem visitadas. A El Ateneo da Av. Santa Fé em Buenos Aires é apenas uma da cadeia de lojas da rede que também atende compra on-line, com entrega no Brasil.

La Crujía

Que Buenos Aires é uma das cidades onde os bibliófilos se sentem mais felizes é quase um lugar comum. Centenas de livrarias e um mercado editorial dos mais produtivos fazem da capital argentina um destino onde a compra de livros é algo a ser programado. Entre as muitas opções da cidade portenha a editora e livraria La Crujía é um ponto obrigatório para quem é da área de ciências humanas. O melhor: a compra on-line entrega no Brasil.

André Franquin

O link dessa quinzena leva para um site que disponibiliza farto material do quadrinhista belga André Franquin, dica do meu querido Henrique Placido.

Museu de Mída Digital

A empresa de softwares Adobe criou o Adobe Museum of Digital Media, vale uma visita a essa inovação muito interessante na forma de lidar com obras de arte digitais.

Sebo digital

O site O Livronauta é mais uma opção de compra de livros usados no ciberespaço.

Mais livros digitais

A Universidade da Beira Interior, em Portugal, disponibiliza em seu site uma série de textos sobre ciência da comunicação, basta selecionar e baixar.

Cartazes

O site Banco de conteúdos digitais apresenta um conteúdo bastante interessante, em especial o acervo de cartazes do cinema brasileiro, para o qual o link dessa quinzena está direcionado.

Livros

O site livrosdedesign.com.br apresenta um conteúdo bastante interessante para quem tem interesse em publicações ligadas ao processo criativo, design, publicidade e outras atividades similares.

Currículos

O ingresso no mercado de trabalho é uma etapa bem complexa para a maioria dos estudantes, um bom currículo ajuda, e um currículo visualmente interessante pode abrir portas, o link dessa quinzena leva para uma página onde é possível visualizar 11 formas de apresentação de currículos pessoais bem interessantes.

Tipografia

O site UnosTiposDuros disponibiliza material bem interessante sobre tipografias, tanto do ponto de vista do design das famílias, quanto da história e teoria das tipografias, publicação interessante para profissionais e estudantes que gostem de criação gráfica.

Editoração

O site Escritório do Livro disponibiliza material bem interessante sobre as atividades da produção do livro, publicação interessante para profissionais e estudantes que trabalhem nessa área.

Ilustração

A Revista Ilustrar, que disponibiliza muito material via digital, é uma publicação interessante para profissionais e estudantes que trabalhem nessa área.

Capas de livros

The Book Cover Archive é uma bela dica de link para quem deseja pesquisar sobre o tema, além de apresentar mais de 1000 capas com seus dados, ainda tem link pra compra de títulos sobre design do livro.

Livros para Download

O Blog Mídia8! disponibiliza uma extensa lista de livros sobre comunicação, redes sociais e web 2.0 para download. É clicar e conferir.

ABP

Nessa quinzena são vários os links, todos ligados a
Associação Brasileira de Publicidade. A leitura frequente do portal da ABP é indicada aos profissionais e estudantes de publicidade.

Design

O link dessa quinzena é direcionado para os aficionados em design. O site UnderConsideration é constituído de um material bastante interessante sobre o tema, textos no idioma do brado Shakespeare.

Design, FC e HQ

Como na quinzena passada a dica de link direciona para o trabalho de outro profissional da área de design que merece ser acompanhado por quem gosta desse assunto, nesse caso também de ficção científica e história em quadrinhos. Octavio Aragão é professor e expert em design de jornais, além de autor literário, sempre posta conteúdo interessante e com mais de uma temática de interesse. O link dessa quinzena é direcionado para o blog dele.

Ilustração e HQ

Ilustradores são profissionais que usam da sua habilidade de desenhar para criar imagens que não são possíveis às máquinas fotográficas. Essa é apenas uma das muitas definições que podem ser aplicadas aos profissionais que criam imagens com as mais variadas técnicas para os mercados editorial, publicitário, fonográfico, etc. O link dessa quinzena é direcionado para o site de um dos melhores ilustradores em atividade do Rio de Janeiro: Tiburcio, além do conteúdo do site em si há no alto da página a direita um link para o imperdível blog "Meu monarca favorito".

Acredite

O link da quinzena vai para um projeto muito interessante o Acredite, do Universal Channel. Trata-se de uma oportunidade para que universitários exponham seu pensamento para a pergunta "Em que você acredita?". No último ano a pergunta foi endereçada a profissionais e as respostas reunidas em uma bela publicação, este ano os universitários poderão participar da mesma forma na confecção de um volume só deles.

Clássico da publicidade

Washington Olivetto criou diversas peças que receberam prêmios. A peça mais premiada da publicidade mundial é o clássico anúncio do Primeiro sutiã (Valisére). O link dessa quinzena direciona para uma cópia dessa peça no site Youtube.

Clássico da publicidade II

Mais uma de Washington Olivetto que recebeu vários prêmios. Uma aula de como se utiliza bem as referências culturais em publicidade Bombons Garoto. O link dessa quinzena, mais uma vez, direciona para uma cópia dessa peça no site Youtube.

Clássico da publicidade III

O filme "Hitler", criado para a Folha de São Paulo (1987), é uma peça que congrega características difíceis de serem unidas por uma peça publicitária: é atemporal e válido para qualquer empresa jornalística, e não apenas para seu anunciante. O link dessa quinzena, mais uma vez, direciona para uma cópia dessa peça no site Youtube.

Entrevista

Washington Olivetto concedeu uma entrevista muito interessante ao apresentador Juca Kfouri. Nessa entrevista Olivetto dá uma série de dicas sobre publicidade, vale a paciência de ver o tempo todo. Abaixo seguem os links para as três partes dessa histórica entrevista (parte 1, parte 2 e parte 3).

Bauhaus

O link dessa quinzena está direcionado para pequenas biografias dos principais professores da clássica Bauhaus. No site ArtDirectory, na área de Design podem ser lidas, em inglês, além de um breve texto com informações sobre a célebre escola de design alemã, informações biográficas sobre alguns nomes como Walter Gropius, Wassily Kandinsky, Le Corbusier, entre outros.

Suite de ideias

O link dessa quinzena está direcionado para tema publicidade dentro do blog Suite de Ideias. O conteúdo escolhido apresenta uma série de peças publicitárias das primeiras décadas do século XX muito interessante para quem pensa em pesquisar o assunto.

Tipocracia

Tipocracia é o website indicado no link dessa quinzena. O conteúdo disponibilizado para consulta e estudo é totalmente direcionado para a questão das tipologias, há na página a indicação de um evento que ocorre periodicamente, e o segundo link direciona para o conteúdo de uma página do mesmo grupo no Flickr. Em ambos os casos conteúdos digitais interessantes de se acompanhar.

Biblioteca Digital

No link dessa quinzena apresentamos mais uma biblioteca digital. O site ibiblio tem um amplo conteúdo disponibilizado para consulta e estudo, página está em inglês.

Comunicação em celulares

O site Mobilize disponibiliza para download uma interessante publicação, o livro de mesmo nome. Escrito por Ricardo Cavallini, Léo Xavier e Alon Sochaczewski aborda temas como mobile advertising e mobile marketing, entre outros assuntos.

Capas de revistas de HQs

O link dessa quinzena vai para os amantes das HQs (histórias em quadrinhos). O site Cover Browser disponibiliza mais de 450.000 capas de revistas de HQs, muitos clássicos e várias curiosidades bem interessantes. Dica passada pelo profissional da área Carlos Hollanda.

Johannes Itten

O link dessa quinzena leva para a página na Wikipédia do professor suíço com atuação na Bauhaus. Ainda que as informações sejam bastante básicas, servem para um primeiro contato com o trabalho desse pesquisador sobre as questões da cor e do seu emprego em trabalhos de design gráfico.

Pantone Brasil

As escalas de cores da Pantone já haviam invadido o mundo impresso e digital da gráfica nacional há anos e não havia um site no Brasil dessa empresa, apesar da necessidade de se utilizar as escalas que ela produz e do alto custo para aquisição. O link dessa quinzena leva para o site brasileiro, com direcionamento para a loja virtual onde podem ser adquiridos os produtos necessários ao trabalho do profissional de produção gráfica.

Josef Albers

O link dessa quinzena direciona para uma página com conteúdo biográfico sobre o artista, designer e professor da Bauhaus Josef Albers.

Concurso ABP

Para participar - A ABP - Associação Brasileira de Propaganda promove o 2º Concurso Cultural Universitário do Festival Brasileiro de Publicidade. No site podem ser acessados todos os dados para participação e as inscrições vão somente até o dia 30 de setembro próximo.

Edgar Morin

Para ler e pensar - Edgar Morin é um dos pensadores contemporâneos mais importantes. Sua obra envolve muitas áreas das chamadas ciências humanas. No site há artigos e livros em diferentes idiomas, inclusive em português. O link dessa quinzena é para visitas constantes e leituras frequentes.

Fontes

Outro site para localização de fontes – o site MyFont.com é uma publicação bastante interessante para quem trabalha na área gráfica. Um dos melhores recursos oferecidos nesse site é o "What the font?" que reconhece a fonte utilizada em publicações a partir de imagens.

Sebo virtual

Outro sebo virtual Mais uma opção de sebo virtual pode ser encontrada no site Livraria Páginas Antigas.

e-books

Biblioteca de e-books Ainda existem instrumentos mantidos por pessoas interessadas na divulgação do conhecimento sem fins lucrativos, é o caso do site eBooksBrasil. Nesse espaço virtual podem ser encontradas muitas obras clássicas para download gratuito.

Sebo virtual

Nova dica de site de sebo virtual para encontrar livros usados: RelerVirtual.

Sebo virtual 2

Outra dica de site que funciona como sebo virtual e que pode ser uma ferramenta para encontrar livros usados é o Gojaba.com.

Sebo virtual 3

Muitas vezes encontrar um livro é um trabalho penoso. Para títulos esgotados e mais que não encontramos facilmente o site Livros Difíceis é um recurso a ser utilizado.

Drupa

O link dessa quinzena é para o site da DRUPAMesse für die Druck - und Medienindustrie – que é a principal feira gráfica mundial que ocorre em Düsseldorf (Alemanha). Ela ocorre a cada 4 anos. Dentro da página podem ser lidos os relatórios finais da feira ocorrida esse ano.

Biblioteca digital

O link dessa quinzena é para a Biblioteca Digital de Clássicos das Ciências Sociais da Universidade de Quebec. Muitos textos dos grandes autores da área estão disponíveis pra leitura e download.

Produção de livros de antigamente

O link dessa quinzena leva a um vídeo de como eram produzidos os livros de antigamente, muito interessante para se ter uma idéia do funcionamento de uma série de procedimentos que hoje já quase não são utilizados, mas que fundamentam várias atividades mais modernas. Dica da minha querida Taline.

Peças criativas

O link dessa quinzena é indicação para uma página que expões peças publicitárias de várias procedências. O site Ads of the World apresenta muitos trabalhos premiados e serve de acervo digital para aumentar o conhecimento das soluções criativas. Dica do meu estimado Tuca.

Pesquisas sobre Comunicação

Outra página que deve ser acompanhada com atenção pelos estudantes de comunicação social é a do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia.

Intercom

Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação é a responsável pelos principais eventos que tratam de trabalhos de pesquisa no campo da comunicação social, para quem atua na área é sempre bom se manter atualizado com o que de mais importante acontece no campo da pesquisa.

Fontes

A dica de link dessa quinzena é para mais um site de fontes o SoFontes, onde é possível obter diversas fontes grátis.

Tomie Ohtake

Além de apresentar a biografia e a obra de uma das mais consagradas artistas plásticas brasileiras, a homepage do Instituto Tomie Ohtake também abriga a agenda de exposições da instituição.

Artes visuais

Mais uma dica de site em espanhol sobre arte e com conteúdo muito interessante para os estudantes é SpanishArts.com. Há versões em inglês e espanhol dos textos e das chaves de busca.

Artes visuais 2

As obras de arte são fontes de inspiração para muitos trabalhos de criação no campo do design e da publicidade, quanto mais as conhecemos melhor fica nosso repertório formal. O site Arte Lista possui um grande acervo de imagens freeware disponíveis e bom sistema de consulta, o texto é em espanhol, mas com o recurso ao dicionário isso não representa problema.

CIEE

Uma das formas de evitar um estágio equivocado é estar assistido por uma organização que cuide desse tipo de relação. O CIEE - Centro de Integração Empresa Escola é uma dessas instituições e através dele o estudante pode encontrar estágios sérios e onde as atividades dos estagiários são controladas para que não haja abuso.

Van Gogh

Um dos maiores pintores de todos os tempos Vincent van Gogh é autor de pinturas que modificaram a história da arte ocidental, na dica de link da quinzena o site indicado disponibiliza em arquivos de boa qualidade parte da obra do grande mestre holandês.

Antropologia

Um dos mais importantes conhecimentos é o antropológico, e muito dele está vinculado ao arqueológico, no tocante ao homem no Brasil o trabalho do Museu do Homem Americano é dos mais destacados e boa parte da produção desse órgão se encontra disponível na web.

Marcas

A dica de link dessa quinzena aponta para um site que tem um conteúdo interessante: logos vetorizados de muitas das grandes marcas, quando precisarem para trabalhos acadêmicos, ou mesmo quando conseguirem bons patrocínios, é só baixar de lá: The best brands of the world.

Impressionismo

Uma das vanguardas modernas que melhor soube trabalhar as questões cromáticas foi o impressionismo. No link dessa quinzena muitos trabalhos dos mais diferentes pintores desse movimento estão expostos e podem ser visualizados com boa qualidade. Para aqueles que conseguem ler francês os textos da página também são uma boa ajuda.

Vassarely

A Optical Art foi uma das vanguardas mais requintadas da arte moderna e teve no artista Victor Vassarely um dos seus principais expoentes; com obras baseadas na geometria e nos efeitos visuais que essa pode proporcionar os trabalhos de Vassarely são atraentes e interessantes e, por sua aplicabilidade em trabalhos gráficos, devem ser conhecidos por quem trabalha com design ou comunicação.

Goeldi

Já que começamos falando de um grande artista expressivo complementemos o conteúdo da quinzena com o link para o site de outro. Oswaldo Goeldi foi um dos artistas brasileiros mais significativos no século XX. As suas xilogravuras foram uma das maiores influências para gerações de artistas e nelas as cores são utilizadas de forma interessante e inusitada para a gravura de então.

Sebo virtual

Comprar livros em sebos é sempre mais barato, mas muitas vezes é complicado por conta dos horários de funcionamento dessas lojas serem aqueles nos quais estudamos ou trabalhamos. Uma boa opção no meio eletrônico é o site Estante Virtual onde muitas lojas e vendedores individuais anunciam suas ofertas.

Segall

Um dos artistas mais importantes do século XX o lituano-brasileiro Lasar Segall impressiona pela poesia do seu desenho e pela simplicidade. Localizado em São Paulo o museu que leva seu nome é uma boa opção de laser, e disponibiliza em seu website parte das obras do acervo e das exposições que realiza.

Artes visuais

Ainda que com propósitos comerciais é possível se realizar um trabalho que auxilie e divulgue a cultura, é o caso da dica de link dessa quinzena, No site Pintura Brasileira diferentes atividades do mercado de arte no Brasil são contempladas, ao lado de uma boa quantidade de informações sobre artistas brasileiros e suas obras.

Warhol

A dica de link dessa quinzena é voltado, mais uma vez, para o universo das artes plásticas – se bem que o artista tratado sempre trabalhou nos meios de comunicação da massa, e se notabilizou exatamente pelos vínculos entre arte e publicidade que criou. O site do The Warhol Museum's disponibiliza uma grande quantidade de informações sobre o brilhante artista estadunidense.

Imagens

Uma boa quantidade de imagens pode ser encontrada no banco de imagens Stock.XCHNG, muitas delas de uso livre.

Cézanne

Alguns artistas são capazes de fazer grandes modificações no entendimento do que é a arte. Paul Cézanne foi um desses e boa parte de sua obra pode ser observada no link dessa quinzena.

ABTG

Farto material sobre boa parte do cenário das artes gráficas no Brasil, e que é constantemente atualizado, pode ser acessado no site da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica - ABTG.

Creative Commons

As questões de direitos autorais são hoje muito debatidas e geram processos e confusões, mas já se firmou conceito jurídico de que os autores são proprietários intelectuais de suas criações – e de que esse direito está integralmente protegido – desde o nascedouro.
Já oferecemos aqui links para duas opções de registro de propriedade intelectual (Escola de Belas Artes da UFRJ e Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI), no entanto uma nova opção de registro de propriedade intelectual vem sendo utilizada com maior intensidade: a Organização Creative Commons.
Ao invés do tradicional © copyright, que restringe integralmente a reprodução dos trabalhos, o novo conceito estabelece usos remunerados e liberados, o que democratiza bem mais a informação e melhora a divulgação dos trabalhos.

Flickr

No endereço eletrônico www.flickr.com existe mais um banco de imagens, bastante variado e com material sobre temas diversos tem a grande vantagem de possuir muitas imagens com o uso liberado.

Portal da propaganda

Uma dica interessante para a atualização com relação ao meio profissional é o acesso ao site Portal da Propaganda, lá notícias de interesses variados sobre publicidade e de design são veiculadas e fazem um painel bastante diversificado sobre o mercado.

Arquivos

Ter um bom repertório é algo imprescindível para um profissional de criação. O site Memória Viva disponibiliza farto material sobre a história do Brasil, com biografias, material sobre o cinema nacional e sobre veículos da cultura de massa com farto material de "O cruzeiro".

Publicidade comédia

Nessa quinzena a dica é pra desopilar o fígado, um visita ao site Desencannes pode valer diversas boas risadas, lá são postadas peças criadas e impublicáveis nos veículos, mas que são idéias muito divertidas.

Fontes

Uma outra opção de link para download de fontes é o site DaFont que disponibiliza muitas tipologias diferentes e com possibilidade de uma boa pré-visualização do seu desenho.

Fontes 2

Sempre se pode encontrar, nas principais bancas de jornal das grandes cidades, publicações de baixo custo com CD's que contenham arquivos de tipologias (fontes), mas outra possibilidade ainda mais interessante é simplesmente "baixar" fontes da internet. O site Fontes Grátis é uma entre as muitas opções da internet para encontrar novas tipologias.

Imagens

O Image Bank é um dos bancos de imagens mais tradicionais do mercado, com farto sortimento de cromos em geral atende toda e qualquer tipo de solicitação visual que o profissional de criação possa imaginar.

Sebo virtual

Só pra não perder o embalo da caça aos livros a dica de link dessa quinzena é para o site Traça, sebo virtual onde é possível encomendar títulos do acervo ou deixar pedidos de livros não encontrados entre as ofertas apresentadas.

Imagens

Só pra não perder o embalo a dica de link da quinzena é para o site do Grupo Keystone, banco de imagens de boa qualidade onde é possível encontrar uma diversidade muito grande de temas e opções para trabalhos publicitários, editoriais ou de design.

Biblioteca digital

O link dessa quinzena é, mais uma vez, de uma biblioteca virtual com acesso liberado para todos. O governo brasileiro, através da CAPES, implementou uma biblioteca digital desenvolvida em software livre chamada Domínio Público. Nesse portal muitas obras importantes estão disponíveis para download.

Memória da propaganda

O link para essa atualização é, mais uma vez, de conteúdo voltado ao universo da publicidade: o Museu Virtual Memória da Propaganda é um espaço onde, tal e qual o link da quinzena anterior, o interessado pode encontrar uma grande quantidade de informações sobre publicidade, também vale manter o hábito de visitas periódicas.

PDF

Nessa quinzena ainda um link para o pacote de finalização do sistema Adobe Acrobat: mais componentes do pacote, já liberados para uso freeware, podem ser encontrados no site pdfmachine.com, lá o download desses componentes pode ser feito.

PDF 2

A empresa de softwares Adobe criou, com o pacote de finalização do sistema Adobe Acrobat, mais um produto que deve abocanhar grande fatia do mercado; extremamente efetivo para finalização de trabalhos gráficos, a tendência atual é que a maioria dos trabalhos rode a partir de arquivos no formato Portable Document Format – o já popular pdf – originários dos programas do pacote. Alguns dos componentes do pacote já estão liberados para uso freeware e no site www.pdfpdf.com o download desses pode ser feito.

Debate

Uma das mais constantes reclamações dos profissionais de design ou de comunicação em formação é relativa aos programas gráficos e suas opções, muitos encontram dificuldades em se desenvolver no domínio de tais ferramentas. Como não adianta mesmo reclamar e acreditar que será possível se colocar no mercado de trabalho sem dominar tais elementos o que resta é a pergunta: onde aprender a operar programas de computação? Definitivamente nem de longe é obrigação das faculdades formar seus alunos no tocante a tais coisas. O correto é que o jovem profissional busque entre as outras instituições locais que ofereçam cursos específicos dos programas em uso no momento. Outra escolha, no meu entender a melhor, é simplesmente enfrentar os programas diretamente com auxílio dos manuais de operação - que em geral são bem didáticos e acompanham os programas –, ou de livros que os apresentem os mesmos aos seus usuários pouco experientes. Nesses casos sempre é possível se contar com o auxílio das famosas listas de discussão nos fóruns virtuais, um bom local para encontrar respostas para dúvidas variadas sobre diversos programas é o site Fórum do BABOO, onde se encontram várias listas de discussão sobre os mais diversos programas.

Dicionário

As dificuldades dos estudantes com o correto uso vernacular é uma realidade nas salas de aula. Na própria web há socorro em casos de dificuldades para compreensão de determinados termos. Um bom exemplo é o site Priberam, onde se pode consultar o dicionário on-line ali disponibilizado, que é bem completo e de bom nível.

Mitologia

Muitos alunos questionam em sala a origem e a história de vários mitos. Para os que gostam de conhecer um pouco mais sobre o pensamento mítico vale uma visita ao website Mithos, nesse endereço eletrônico é possível encontrar resumos de muitos dos antigos mitos, fora outras possibilidades de pesquisa.

Enciclopédia digital

Bastante interessante a Wikipédia é uma enciclopédia on-line que, com uma enorme diversidade de possibilidades de navegação é muito útil aos interessados em generalidades. Como cultura geral é matéria-prima para quem trabalha com comunicação e design... Aí está a dica.

Enciclopédia digital 2

Seguindo na linha da última dica de link o site Infopédia é um serviço mantido pela Porto Editora e que oferece, após um breve registro uma série de serviços interessantes ligados à língua portuguesa. Vale tanto a visita quanto o registro na página lusitana.

História

O website da revista História Viva oferece para os que gostam da disciplina um conteúdo bem interessante. Vale uma conferida e uma leitura atenta a cada nova edição.

HQs

Já que a indicação de leitura e a dica de produção foram ligadas aos quadrinhos o link dessa quinzena segue o mesmo conteúdo. No website UnversoHQ podem ser encontradas muitas informações interessantes sobre essa área da arte nem sempre muito valorizada, mas que com certeza é uma das mais atuais e complexas.

Bianco

Mais uma vez o link da quinzena se volta para o campo das artes plásticas. Dessa feita ele nos leva ao website criado para contar parte da vida e da obra de Enrico Bianco, ele é um dos muitos artistas estrangeiros que em que pese seus nascimentos em terras estranhas, chegando muito jovens ao Brasil, não podem ser considerados como de outra nacionalidade.

Indústria fonográfica

A dica dessa quinzena tem duas funções: permitir aos interessados um meio de contato profissional com o mercado fonográfico e aos mais "ligados" em som achar aquele CD que não se encontra mais em catálogo. No website Collector's há uma área com o endereço virtual da maioria das gravadoras existentes no país, serve para enviar currículo (para tentar um free-lance, emprego ou mesmo estágio) ou para pesquisar o que ainda está em catálogo, ou para se tentar descobrir como obter algo mais difícil de se encontrar no circuito comercial.

Textos digitais

Um site que disponibiliza diversas informações sobre a comunicação, com informações sobre alguns dos principais articuladores do pensamento sobre o processo contemporâneo de comunicação e vale um olhar atento é o infoamerica. A única ressalva é que está tudo no idoma de Cervantes e Borges.

Textos digitais 2

O link dessa quinzena leva para uma publicação com uma série de artigos muito interessantes, trata-se do site arcoweb.com.br. Procurando há na página muita coisa boa de se ler sobre design.

Sindicato

Nessa quinzena o link é direcionado para o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro, Sinapro-RJ. Como forma de se ter a exata noção dos preços praticados pelo mercado é recomendável a compra da tabela fornecida por essa instituição, uma pesquisa no site desvenda como é possível obter uma cópia da tabela de preços mínimos.

Tarcila

O link dessa quinzena volta a tratar de um artista brasileiro, aliás, uma artista, uma de nossas mais brilhantes pintoras: Tarsila do Amaral. Artista moderna que conseguiu fundir as influências da arte européia com os dados visuais da cultura brasileira, sua obra permanece com das mais significativas no cenário geral das artes plásticas brasileiras.

Di Cavalcanti

Mais um link voltado ao campo das artes plásticas, dessa vez com o acervo visual voltado ao grande pintor brasileiro Di Cavalcanti. O site guarda um rico patrimônio sobre esse artista com características tão próprias do nosso universo.

Artes visuais

Voltando os nossos links outra vez para o campo das artes plásticas indicamos um que lida com um material diversificado e interessante: o artsversus.com. Site em idioma francês, mas de fácil navegação – mesmo para quem não conhece o idioma de Mallarmé – apresenta uma série de trabalhos interessantes de diversos artistas plásticos.

IDNs nativos

Recentemente foi criado um plug-in para que o principal browser de navegação pela internet possa aceitar IDNs em idioma nativo com todo o direito aos acentos e cedilhas do nosso português. O link dessa quinzena está direcionado para esse a página que oferece esse plug-in, o instalando seu programa será capaz de aceitar linhas de comando com acento, til e cedilha como a nova IDN desse site: www.produçãográfica.com.br.

Portinari

Conhecer o imaginário do país em que se vive é básico para se poder trabalhar com comunicação. Um dos maiores intérpretes do imaginário brasileiro foi Cândido Portinari e o Projeto Portinari foi a forma de manter viva, na memória do Brasil, a grande obra desse brilhante artista.

Museu virtual

Uma dica de link com origem portenha é o Museo Virtual de la Imprenta, site que disponibiliza uma série de conhecimentos relativos ao mundo das artes gráficas. São informações diversas sobre vários aspectos, tanto históricos quanto técnicos. Obviamente os textos da página estão no idioma de Cervantes e Borges.

Artes visuais

No site do Itaú Cultural há uma Enciclopédia das Artes Visuais com informações sobre a vida e a obra de mais de 3.000 artistas plásticos brasileiros. Vale a vista e a manutenção do link na pasta "Favoritos" de todos os que apreciam artes plásticas, ou que necessitam de acessar referências da arte nacional como parte de suas necessidades profissionais.

Biblioteca digital

Mais uma vez a indicação tentar promover o hábito da leitura. Dessa vez o link da quinzena é para a BibVirt – Biblioteca Virtual do estudante de Língua Portuguesa. Mantida pela USP e com um acervo bastante grande de clássicos da língua portuguesa a página é um incentivo ao salutar hábito de ler.

Papel e celulose

Conhecer as opções do mercado é a melhor forma de escolher bem o papel de um projeto gráfico. No site da Bracelpa – Associação Brasileira de Celulose e Papel – podem ser encontradas algumas formas de contato com boa parte dos fabricantes brasileiros de papel e celulose.

T. W. Adorno

Um dos mais ativos e produtivos críticos da cultura de massa e leitura fundamental para os estudantes de qualquer área da comunicação é Theodor Wiesengrund Adorno, que para facilitar aos leitores de origem latina assinava T. W. Adorno. O grande pensador da famosa Escola de Frankfurt é responsável por textos fundamentais como o clássico "A dialética do esclarecimento" – em parceria com Max Horkheimer – e vários outros. Boa parte de seus textos está disponível para leitura e download no site cujo link está no retrato do grande pensador logo acima.

Biblioteca digital

Muitos sites novos estão dotando a web de grande quantidade de obras literárias das mais diversas áreas disponíveis para leitura ou download em formatos populares. Na url http://www.biblio.com.br/ uma dessas bibliotecas virtuais pode ser encontrada.

Norman Rockwell

Um dos artistas plásticos mais injustiçados do século XX foi justamente um dos maiores ilustradores de todos os tempos: Norman Rockwell. Seus trabalhos são o que de mais representativo foi representado sobre o american way of life. O link dessa quinzena nos leva para o The Norman Rockwell Museum, onde podem ser vistos diversos trabalhos do grande mestre estadunidense da ilustração.

Propriedade intelectual

Continuando com informações relacionadas ao registro de marcas e imagens estamos disponibilizando o link para o registro de direitos autorais e propriedade intelectual da Escola de Belas Artes da UFRJ. Detentor da mesma validade jurídica do registro no INPI - Instituto da Nacional da Propriedade Industrial, seus custos são sensivelmente mais baixos. Se nomes como Walt Disney, Mauricio de Souza e H. Stern acreditam ser suficiente registrar suas criações lá para que seus direitos autorais estejam protegidos não fica difícil acreditar que o registro lá tem validade inquestionável.

INPI

Uma das dúvidas mais freqüentes é como registrar uma marca. Toda a legislação relativa aos direitos de propriedade intelectual de marcas e patentes pode ser obtida no site do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Navegando pelo site também podem ser encontrados os dados sobre os procedimentos para a solicitação dos registros de propriedade intelectual de marcas.

SEBRAE

O link dessa quinzena funciona como um complemento ao que já está escrito na dica: parar montar sua própria empresa vale contar com a orientação do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Publicidade clássica

A dica de link dessa semana vai para um passeio pela história da publicidade. No site indicado há uma coletânea de peças da Volkswagen que vale a espiada, com imagens em alta resolução que abrem em janelas separadas.

Universidade do livro

A Unesp - Universidade do Estado de São Paulo possui uma estrutura toda voltada para os profissionais que desejam se especializar em design editorial é a Universidade do Livro que oferece, regularmente, cursos na área com profissionais de reconhecida compentência na área e com programas bastante interessantes.
Vale uma conferida periódica, pois os cursos são de curta duração e ocorrem, em geral aos sábados.

PUC - RJ

Ainda seguindo com as informações sobre cursos das áreas de Comunicação Social e Design.
A Pontificia Universidade Católica - PUC do Rio de Janeiro também oferece os dois cursos.
O curso de Comuincação Social disponibiliza as habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Já o curso de Design apresenta as possibilidades de graduação em Comunicação Visual e Projeto de Produto.

UERJ

A UERJ também possui tanto o curso de Comunicação Social quanto o de Design.
A Faculdade de Comunicação Social da UERJ oferece as habilitações de Jornalismo e Relações Públicas.
Já a ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial, além de um das melhores escolas da área, é o mais antigo estabelecimento de ensino de design do Brasil e oferece tanto a possibilidade da habilitação em Comunicação Visual quanto em Desenho de Produto, além da chamada habilitação integrada nas duas áreas.

FACHA

A FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso oferece o curso de Comunicação Social já há mais de 30 anos, com as habilitações de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Radialismo. A instituição disponibiliza o curso nos campi da Rua Muniz Barreto (Botafogo) e da Rua Lucídio Lago (Méier), com praticamente o mesmo corpo docente e com recursos técnicos não muito diferentes nos dois campi. Oferece uma grade de disciplinas bastante boa e orientada para uma melhor formação intelectual do aluno, não privilegiando a tecnicização predominante em outras instituições.

UFRJ | EBA | ECO

As universidades públicas ainda são as melhores opções em termos de qualidade de ensino. São as que lideram a produção científica do país; abrigam entre seus dicentes os maiores percentuais de alunos oriundos das camadas menos favorecidas da população, dos estabelecimentos secundários de ensino público, fora os maiores percentuais também de alunos originários das minorias raciais, além de ostentarem outros índices que dignificam suas atuações como instituições de ensino, sendo elas as maiores responsáveis por um certo grau de mobilidade social no país originária da progressão pela instrução.
No Rio de Janeiro a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece os dois cursos com suas habilitações: o curso de Desenho Industrial - ou Design - é oferecido pela EBA - Escola de Belas Artes e o de Comunicação Social pela ECO - Escola de Comunicação. Em ambos os cursos alguns dos melhores profissionais do país lecionam.
Dica para quem já cursa algum dos cursos em outras instituições: regularmente são abertas vagas para transferência interna, é bom ficar atento para agarrar uma dessas oportunidades.

ADG | ADP

Uma dica para os que estudam Design: as duas principais Associação de Profissionais da área são a ADG - Associação dos Designers Gráficos e a ADP - Associação dos Designers de Produto. Vale uma visita aos sites e a verificação de como ocorrem os processos de filiação a esses organismos de classe.

IBGE

Uma dica institucional ocupa esse nosso espaço nessa semana: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, tradicional organização governamental, disponibiliza em seu website uma infinidade de dados originários dos trabalhos por ele realizados, vale uma visita e a pesquisa no material que está disponível para consulta, há dados muito interessantes e que podem fundamentar e direcionar a pesquisa para um trabalho.

Linux

Dica direcionada ao pessoal do "pingüinzinho", uma indicação do professor e amigo Márcio Riscado, partícipe do clube: http://info.abril.com.br/download/linux.shl

ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT é o órgão nacional responsável pela padronização de procedimentos industriais e pela confecção de normas técnicas em nosso país, sempre é bom consultar suas publicações para evitar problemas com fornecedores e clientes.

Guttenberg

A Universidade do Texas fez algo muito interessante: digitalizou toda a Bíblia de Guttenberg. O trabalho pode ser visto no site da própria Universidade. Esse link fica por conta do professor e amigo Roberto Moura.

Pantone

No site da Pantone você poderá entender melhor como funcionam os controles de cor na indústria gráfica e em muitas outras aplicações. A Escala Pantone deve ser a escala de uso preferencial na determinação de cores especiais na indústria gráfica.

SENAI - SP

A Escola SENAI Theobaldo de Nigris em São Paulo é um dos maiores centros de ensino de artes gráficas do continente, nela você poderá fazer sua formação com a certeza de que está tendo contato com o melhor do setor. Há, nessa escola, o curso de nível superior de Tecnólogo em Artes Gráficas, bem como um dos melhor cursos de nível técnico do mundo.

a a

aa

Fundamentos
de produção
gráfica para
quem não é
produtor
gráfico.

Um livro escrito
para estudantes
de comunicação
social e design.

 

 

Escola de Comunicação
| UFRJ |

aaa

| PPGAV |
Escola de Belas Artes
| UFRJ |

a

a

Esse site é uma publicação eletrônica com conteúdo de propriedade intelectual de Amaury Fernandes,a
a reprodução de qualquer parte desse material somente pode ser feita sem fins lucrativos e com a citação da fonte.a

a