a

 

Este site é hospedado pela HostBrazil

a aa

a a

aa

Fundamentos
de produção
gráfica para
quem não é
produtor
gráfico.

Um livro escrito
para estudantes
de comunicação
social e design.

 

 

Escola de Comunicação
| UFRJ |

aaa

| PPGAV |
Escola de Belas Artes
| UFRJ |

a

Como ordenar as idéias
Edivaldo Boaventura
Ática

Pequeno volume da Série Princípios muito útil aos estudantes neófitos em assuntos monográficos. O trabalho é muito sintético e procura auxiliar, exatamente, na organização do pensamento para o desenvolvimento de trabalhos escritos. No site a capa é a da nova edição.

Arte na América Latina: a era moderna, 1820-1980
Dawn Ades
CosacNaify

Amplo painel sobre a construção da identidade artística latino-americana no período que se inicia com os principais movimentos de independência e vai até o final do século XX. Ricamente ilustrado esse livro permite uma melhor compreensão dos contornos políticos e culturais da América Latina atual.

Cibercultura
Pierre Lévy
34

Clássico texto sobre as influências de uma cultura cibernética, não submetida aos ditames das fronteiras entre os países, sobre as culturas nacionais. Como são as relações entre o processo de digitalização do mundo e as artes, a cultura, a política, o cotidiano? O link na imagem leva para o site da editora 34 onde pode ser realizada a compra.

Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil
Entrevista a André Stolarski
CosacNaify

Livro documentário, complementado por DVD, onde Alexandre Wollner comenta sua visão da fundação do design no Brasil, em longa entrevista. Aluno da primeira turma do Instituto de Arte Contemporânea do MASP, estudou na Escola de Ulm, retornou ao país e foi um dos fundadores do nosso design. No livro inúmeros trabalhos podem ser apreciados alguns dos projetos de identidade visual para empresas que o tornaram internacionalmente reconhecido.

Sobre a televisão
Pierre Bourdieu
Jorge Zahar

Clássico livro do teórico francês sobre com a informação é tratada pelas empresas jornalísticas. Leitura obrigatória para compreensão dos mecanismos de censura dos grandes sistemas de comunicação, e de como o material noticiado é tratado nesses. Os dois primeiros textos são frutos de reproduções de cursos ministrados pelo autor no Collège de France transmitidos pela televisão francesa, por esse motivo muitas vezes o texto assume uma fluência mais característica do discurso oral que do escrito.

O livro no jornal: os suplementos literários dos jornais franceses e brasileiros nos anos 90
Isabel Travancas
Ateliê Editorial

Interessante trabalho da jornalista e professora carioca fruto de uma versão condensada de sua tese de doutorado, onde é realizada análise dos quatro principais suplementos literários dos dois países; Idéias do Jornal do Brasil; Mais! da Folha de São Paulo; Les Livres do Libération e Le Monde des Livres do Le Monde. Boa leitura para amantes da literatura e do jornalismo.

O mundo das imagens
Nise da Silveira
Ática

Discípula de Jung e uma das mais revolucionárias psiquiatras do mundo a Doutora Nise da Silveira entendia que as imagens eram constitutivas de uma linguagem muitas vezes indecifrável apenas devido ao nosso analfabetismo visual. Ela utilizou as artes plásticas como forma de diálogo terapêutico com seus pacientes e, além de humanizar muito o tratamento dado aos portadores de transtornos metais, nos deixou preciosos ensinamentos de como utilizar as imagens para compreender e comunicar. Especialmente o ensaio que dá título ao livro deve ser lido por estudantes de comunicação, design e artes visuais.

Pensar com tipos
Ellen Lupton
CosacNaify

Tipologias são parte vital de qualquer trabalho gráfico e de comunicação. Preparado como material didático pela autora para apoio de suas aulas de tipologia o livro é um trabalho bem estruturado e que orienta de forma muito clara e organizada os conhecimentos sobre letra, texto e diagramação.

O Rio de Janeiro que Hollywood inventou
Bianca Freire-Medeiros
Jorge Zahar

Deliciosa análise das diferentes visões de Hollywood sobre a única cidade mítica ao sul do equador para o imaginário dos povos do norte. A autora esmiúça diferentes produções fílmicas, de diversas épocas, e nos conduz por uma série de mudanças nas formas de imaginar o Rio que os estadunidenses sonharam, e em algumas que eles ainda sonham.

Sintaxe da linguagem visual
Donis A. Dondis
Martins Fontes

Sistematização muito boa dos parâmetros que regem a construção da linguagem visual. Com um texto didático e claro a autora nos permite uma rápida familiarização com os elementos primordiais da alfabetização visual. No site da editora a edição disponível está de capa nova.

Avançar
Voltar

a

Esse site é uma publicação eletrônica com conteúdo de propriedade intelectual de Amaury Fernandes,a
a reprodução de qualquer parte desse material somente pode ser feita sem fins lucrativos e com a citação da fonte.a

a