a

 

Este site é hospedado pela HostBrazil

a aa

a a

aa

Fundamentos
de produção
gráfica para
quem não é
produtor
gráfico.

Um livro escrito
para estudantes
de comunicação
social e design.

 

 

Escola de Comunicação
| UFRJ |

aaa

| PPGAV |
Escola de Belas Artes
| UFRJ |

a

Introdução ao Brasil: um banquete no trópico
Lourenço Dantas Mota (Organização)
SENAC

Trabalho em dois volumes que reúne resenhas críticas sobre os principais textos explicadores do Brasil, desde Padre Antônio Vieira e José Bonifácio até Florestan Fernandes e Darci Ribeiro. Leitura para estudantes que desejam compreender melhor o país no qual vivem.

Pensar as mídias
Armand Mattelart e Michèle Mattelart
Loyola

Um dos campos mais tardiamente estudados, as chamadas mídias e a relação dos intelectuais com elas é o tema desse trabalho de Armand e Michèle Mattelart. Abordando temas como a dificuldade de se pensar a comunicação como campo científico, paradigmas como o sujeito ou o poder, ou outras questões contemporâneas o trabalho questiona uma série de pontos fundamentais dos atuais estudos de mídia.

A cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno
Douglas Kellner
EDUSC

Interessante trabalho que congrega uma série de textos com análises e críticas sobre as produções da mídia contemporânea, nesses ensaios esse tipo de comunicação é encarado como sendo a forma dominante da cultura, como aquela que conforma identidades e que promove parte da socialização atualmente.

Como a picaretagem conquistou o mundo: equívocos da modernidade
Francis Wheen
Record

Algumas leituras são deliciosas pelo texto bem escrito, outras porque o conteúdo é fundamental para que entendamos o mundo, outras por revelarem estruturas ocultas do sistema social no qual vivemos. Um primor de mau humor, por vezes o livro de Wheen – que congrega todas as características listadas anteriormente – pode ser definido assim. Algo entre o irônico e o sarcástico, mas na maior parte do tempo muito bem humorada, a análise feita no texto sobre dados do mundo contemporâneo explora muitos aspectos da nossa vida cotidiana para os quais poucas vezes voltamos nossos olhos. Uma leitura divertida e esclarecedora.

Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina
Beatriz Sarlo
UFRJ

Trabalho onde o leitor encontra uma reflexão crítica e inovadora sobre questões que partem da cultura do consumo. Sem abandonar a posição de intelectual, nem se render aos "encantos" da ideologia dominante atualmente, Sarlo analisa questões primordiais relativas ao audiovisual e seu mercado, às denominadas "culturas populares" e aos campos da arte e da cultura "culta". A autora já na sua introdução avisa que pretende mais fazer perguntas que "fazem ver" que encontrar suas respostas. O link na imagem leva para o site da editora.

Elaboração de teses e dissertações
Fátima Namen
Rubio

Pequeno e útil manual que exemplifica a aplicação das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Trabalhos esses que incluem as monografias de conclusão de curso de graduação. Claro, objetivo e conciso, boa dica pra quem precisa finalizar textos acadêmicos como artigos e comunicações também.

A educação pela arte
Herbert Read
Martins Fontes

Considerado pelo autor seu mais importante trabalho, nele aspectos da crítica, da psicologia e da sociologia da arte são abordados. Para Read o papel da arte é fundamental para uma melhor educação dos sentidos sobre os quais se baseia a consciência, a inteligência e o raciocínio humanos.

A invenção da mitologia
Marcel Detienne
José Olympio | UnB

Leitura para quem deseja entender melhor as origens dessa forma de estudo que inventou a si mesma ao inventar um objeto: o mito. O livro aborda questões como: quem inventou a mitologia? O que é um mito? Quais as diferenças entre o mito e outros tipos de narrativas como o conto?

A cultura do novo capitalismo
Richard Sennett
Record

Os textos do sociólogo Richard Sennett sempre apresentam uma visão diferenciada sobre as condições de vida contemporâneas. No livro acima o autor discorre sobre temas como a burocracia, o talento, o consumo e o chamado "capitalismo social". Os questionamentos levantados ajudam a pensar as condições nas quais vivemos, assim como alguns dos problemas mais agudos que enfrentamos no mundo atual.

Sociologia do imaginário
Patrick Legros, Frédéric Monneyron, Jean-Bruno renard, Patrick Tacussel
Sulina

A palavra imaginário é um dos termos mais contemporâneo nas ciências sociais, a complexidade de seu significado é semelhante a de outros como ideologia e visão de mundo. Ultimamente tem sido comum na linguagem cotidiana, como uma moda. Mas o que realmente significa imaginário? Para os que procuram estudar imaginários essa obra procura traçar, ao mesmo tempo, uma genealogia, um inventário, uma cartografia, uma leitura cruzada de autores e de um manual erudito, preciso e elegante.

Avançar
Voltar

a

Esse site é uma publicação eletrônica com conteúdo de propriedade intelectual de Amaury Fernandes,a
a reprodução de qualquer parte desse material somente pode ser feita sem fins lucrativos e com a citação da fonte.a

a