a

 

Este site é hospedado pela HostBrazil

a aa

a a

aa

Fundamentos
de produção
gráfica para
quem não é
produtor
gráfico.

Um livro escrito
para estudantes
de comunicação
social e design.

 

 

Escola de Comunicação
| UFRJ |

aaa

| PPGAV |
Escola de Belas Artes
| UFRJ |

a

O artífice
Richard Sennett
Record

A mão adestra o cérebro? Fazer é pensar? Richard Sennett, um dos mais respeitados entre os sociólogos estadunidenses, defende essas visões nesse seu trabalho recentemente traduzido para o português. Explorando as características da atividade artesanal o autor se propõe a pensar nas formas de conhecimento que este tipo de atividade encerra, diversas das mais aceitas como formas do saber na sociedade contemporânea. Um ensaio que leva à reflexão sobre como é percebido equivocadamente o trabalho manual na atualidade.

Impressionismo: reflexões e percepções
Meyer Schapiro
Cosac Naify

Considerado um dos melhores trabalhos do historiador estadunidense, e obra de referência sobre os estudos da arte moderna e uma das mais importantes análises do movimento impressionista. Baseado em seis conferências, em seu texto Schapiro subverte a idéia tradicional de estudar cada artista do movimento de forma isolada, procura ver todos desde o interior do panorama da Paris das últimas décadas do século XIX e, assim, analisados tanto em suas peculiaridades de estilo como em suas ligações com a literatura, a música e os movimentos sociais surgidos na época.

Gramática Houaiss da Língua Portuguesa
José Carlos de Azeredo
Instituto Houaiss / Publifolha

O domínio da língua é fundamental para qualquer estudante, seja de graduação ou de pós-graduação. Através do trabalho do Professor da UERJ José Carlos de Azeredo o aprofundamento do domínio da língua portuguesa nos aspectos mais tradicionais aos mais contemporâneos. Morfologia e sintaxe; linguagem, discurso e texto; a língua e seus usos expressivos; mudança, variação e unidade são elementos fundamentais do nosso idioma abordados com clareza e de forma didática.

O projeto de Rembrandt: o ateliê e o mercado
Svetlana Alpers
Companhia das Letras

Rembrandt van Rijn certamente foi um dos artistas paradigmáticos no ocidente, tanto na pintura quanto na gravura. A historiadora Svetlana Alpers, com base em pesquisas recentes sobre a autoria dos quadros do artista, e descobre que o mestre teve dezenas de discípulos, era popular e copiado em seu modo de pintar e nas suas temáticas, e que sua liberdade e idiossincrasia criativa estavam amparadas em uma nova forma de organizar e financiar a produção artística.

Padrões de intenção
Michael Baxandall
Companhia das Letras

Como o título da quinzena passada Padrões de Intenção também faz parte da Coleção História Social da Arte. Nesse trabalho Baxandall analise algumas obras de arte inseridas em seu contexto de criação, procura com isso compreender o panorama geral no qual seu processo criativo está inserido, estabelecendo uma relação entre elas e as circunstâncias nas quais foram concebidas.

O modelo italiano
Fernand Braudel
Companhia das Letras

Fernand Braudel é um dos maiores historiadores do século XX, seu trabalho influenciou não só o campo específico da historiografia, como também outras áreas das ciências humanas. A compreensão do tempo que Braudel apresenta foi não só revolucionária como fundamental para uma nova compreensão dos processos históricos aos quais todos nós estamos submetidos. Em "O modelo italiano" o autor aborda o período entre 1450 e 1650 na Itália, que ele define como "uma das mais brilhantes séries de espetáculos de inteligência desde que o mundo é mundo".

O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador
Ieda de Oliveira (Org.)
DCL

O livro indicado nessa quinzena é sobre um assunto muito pouco pesquisado não só no Brasil, mas no mundo todo. O volume é composto por uma coletânea de artigos e depoimentos de profissionais, brasileiros e portugueses, sobre ilustração do livro para crianças e jovens, e foi organizado pela pesquisadora Ieda de Oliveira. Entre os nomes de maior destaque estão Ângela Lago, Rui de Oliveira, Renato Alarcão e Ciça Fittipaldi. O link na imagem remete para o site da editora, o do nome da autora para o seu blog.

Novos fundamentos do design
Ellen Lupton e Jennifer Cole Phillips
Cosac Naify

Nesse trabalho os clássicos fundamentos do pensamento visual (ponto, linha, plano, ritmo, equilíbrio, contraste, etc.) são reexaminados à luz das mudanças tecnológicas que influenciam o campo do design atualmente. O resultado é um trabalho ricamente ilustrado por trabalhos de estudantes e de profissionais que serve de guia para quem se interessa pelas questões da comunicação visual.

De anima
Aristóteles
34

Clássico texto de Aristóteles de Estagira, central no corpus aristotelicum, Peri Psykhês (título em grego) é o texto fundacional para toda uma lista de ciências modernas, entre elas a psicologia e a biologia. A edição brasileira é baseada no texto em grego consolidado já há muito, e conta com notas, sumário analítico, léxico e bibliografia. Apesar de ser uma das bases do pensamento ocidental boa parte das obras do grande filósofo macedônio não se encontra traduzida para o português, essa é uma das raras traduções para nossa língua dessa obra fundamental para a compreensão de diversas áreas das ciências biológicas, da psicologia, das humanidades e das artes.

Diferentes, desiguais e desconectados
Néstor García Canclini
UFRJ

Nesse livro Canclini aborda mais uma a interculturalidade e as relações entre os vários sujeitos envolvidos no processo de globalização, procura levantar questões sobre aquilo que nos diferencia e o que nos homogeneíza.
Como diz a epígrafe retirada de Clifford Geertz "se você não conhece a resposta, discuta a pergunta".

Avançar
Voltar

a

Esse site é uma publicação eletrônica com conteúdo de propriedade intelectual de Amaury Fernandes,a
a reprodução de qualquer parte desse material somente pode ser feita sem fins lucrativos e com a citação da fonte.a

a