a

 

Este site é hospedado pela HostBrazil

a aa

a a

aa

Fundamentos
de produção
gráfica para
quem não é
produtor
gráfico.

Um livro escrito
para estudantes
de comunicação
social e design.

 

 

Escola de Comunicação
| UFRJ |

aaa

| PPGAV |
Escola de Belas Artes
| UFRJ |

a

Os manuais de desenho da escrita
Maria Helena Werneck Bomeny
Ateliê Editorial

Explorando quatro textos clássicos sobre o design de tipografias (Arrighi, Bodoni, Tschichold e Ruder) a autora discorre sobre as questões que envolvem o design gráfico da escrita, o desenho das letras, o espírito das épocas nas quais certas tipografias foram criadas, a aprência gráfica da informação e a estética tipográfica. Publicação ricamente ilustrada.

A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada
Gilles Lipovetsky e Jean Serroy
Companhia das Letras

O texto de Lipovetsky e Serroy discorre sobre as consequências da modificação da forma de produção dos bens culturais na atualidade. Saindo do conjunto das normas herdadas e do "pequeno mundo" das artes e das letras, o modo de produção contemporâneo da cultura transformou essa atividade em mais um campo da economia capitalista. Os autores partem de referências vindas dos campos da história, da sociologia, da psicologia e da estética procuram esmiuçar a gênese e os impasses do chamado "capitalismo cultural".

Mozart: sociologia de um gênio
Norbert Elias
Zahar

Norbert Elias foi um dos mais brilhantes sociólogos do século XX, seus textos são sempre carregados de análises surpreendentes sobre assuntos que parecem frugais. Em Mozart: sociologia de um gênio, Elias analisa as condições de vida e produção enfrentadas pelo compositor de Salzburg em seu percurso. A sensibilidade das análises sobre as consequências do enfrentamento do músico com a sociedade em que viveu é primorosa e merece ser lida com calma e demoradamente.

A questão dos livros: passado, presente, futuro
Robert Darnton
Companhia das Letras

Como o próprio autor define da sua introdução é "um livro sobre livros, uma apologia descarada em favor da palavra impressa e seu passado, presente e futuro", mas vai muito além disso. O trabalho contempla questões relativas aos modos eletrônicos de comunicação, suas relações com o livro impresso, vantagens e desvantagens de bibliotecas físicas e digitais. Leitura indispensável para qualquer pessoa que queira compreender o mundo contemporâneo.

O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais
Ednei Procópio
Giz Editorial

Interessante trabalho introdutório sobre as mídias digitais que estão surgindo no mercado editorial e modificando-o.
O autor aborda diferentes formas e aparelhos nas quais e para os quais o texto hoje é publicado. Kindle, iPhone, iPad, Nook, Google Books, pdf e outros temas compõem um painel bem diversificado sobre o tema.
O link na imagem leva para o site da editora, onde é preciso fazer uma busca para a compra on-line.

Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967
György Lukács
EdUFRJ

Em tempos nos quais a reflexão sobre a diferença é especialmente importante a dica de leitura é direcionada ao trabalho de um dos mais importantes filósofos do século XX: György Lukács.
Durante mais de seis décadas o pensador húngaro se dedicou aos estudos sobre literatura e teoria estética. Longe do trivial, as análises desenvolvidas elaboram uma estética embasada no marxismo e a coletânea indicada recolhe alguns de seus mais significativos ensaios.

Teorias da arte
Anne Cauquelin
Martins Fontes

Abrangente estudo sobre a estética que aprofunda questões pertinentes aos fundamentos filosóficos da atividade artística, seja pelo campo da produção, seja pela percepção do observador.
A professora da Université de Picardie desenha um percurso que realiza uma síntese não ingênua das influências das teorias no domínio da arte. Partindo de Platão, visitando Hegel, Schopenhauer e Nietzsche e aportando em Aristóteles, Kant e Adorno Cauquelin elabora um painel de questões estéticas que leva seu leitor à reflexão especulativa.

Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura
Alberto Melucci
Vozes

O livro indicado, coordenado pelo falecido professor de sociologia da Universidade de Milão, é dividido em quatro partes: questões de método, campos de pesquisa, comunicação dos resultados e as conclusões sobre o que Melucci denominava de métodos qualitativos e pesquisa reflexiva. Interessante trabalho que facilita a vida de pesquisadores novatos, com menos experiência nas questões metodológicas.

A arte do ponto de vista sociológico
Jean-Marie Guyau
Martins Fontes

Admirado por intelectuais da envergadura de Tolstói e Nietzsche, Jean-Marie Guyau só recentemente foi traduzido para o português. Nesse volume o filósofo e poeta francês vai desde a essência da atividade artística até seu papel moral e social.

História do design gráfico
Philip B. Meggs e Alston W. Purvis
Cosac Naify

Obra de referência sobre a história do design publicada pela primeira vez em 1983.
Abrangendo um extenso lapso de tempo (de Lascaux ao design digital), mas composto por relatos e exemplos sucintos e cuidadosamente selecionados é indicado para toda uma gama de pesquisas pelos interessados no tema. Uma grande bibliografia acompanha cada capítulo, o que facilita o aprofundamento nos temas de interesse.

Avançar
Voltar

a

Esse site é uma publicação eletrônica com conteúdo de propriedade intelectual de Amaury Fernandes,a
a reprodução de qualquer parte desse material somente pode ser feita sem fins lucrativos e com a citação da fonte.a

a